TIAGO ASCENSÃO. 1990, Porto
Ingressei na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 2008, depois de concluir o curso em Artes Visuais na Escola Secundária de Ermesinde.
Participei em dois programas intensivos de Erasmus: em 2010, numa residência, simpósio, seminário e workshop denominado CinemArchitecture Timeless Space, em Tallin, Estónia; e em 2014 no workshop Arquitetura, Paisaje y Arquología, na estação arqueológica de Tiermes, Soria, e em Valladolid, Espanha.
Fui galardoado em 2011 com o Prémio Pedro Manuel Figueiredo Branco e em 2012 com uma Bolsa de Mérito da Universidade do Porto.
Obtive várias menções honrosas: em 2014 no concurso Go!Architecture v05 Oficinas Sociais, com o projeto Playmobil; em 2011 no Concurso Ibérico de Soluções para Construção PLADUR Colonização de Estruturas, com o projeto Amanhã³ e em 2009 no concurso Go!Architecture v02 Cinemateca dos Guindais, com o projeto Linha.
Colaborei no Departamento Cultural da AEFAUP na organização de workshops como Espaço Público ou Espaço Cénico, performances, ciclos de cinema e demonstrações musicais.
Em 2011 integrei o coletivo Prática(s) de Arquitectura, organizando o ciclo de conferências internacional Prática(s) de Arquitectura - Projeto | Investigação | Escrita e formando um grupo de investigação.
Em 2012 realizei programa de intercâmbio na Technische Universität Berlin e na Universität der Kunst, Berlim.
Em 2013 participei na 3ª edição do PechaKucha Fundão, no coletivo HAAlpedrinha.05, apresentando a investigação realizada no âmbito da arquitetura e história da vila de Alpedrinha, Fundão.
Em 2014 formei com Orlando Gilberto-Castro e Marta Pereira a equipa de cenografia do espetáculo do Teatro Universitário do Porto, O Despertar da Primavera, encenado por Nuno Matos.
Realizo neste momento a prova de Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, investigando a área da significação do tempo na Arquitectura.
Iniciei estágio de arquitetura em Serôdio, Furtado & Associados em 2013.