MARTA PEREIRA. 1993, Porto
Concluí em 2011 o curso de Produção Artística da Escola Secundária Artística Soares dos Reis, com especialização em Realização Plástica do Espectáculo. Desde Julho de 2014 sou licenciada em Cenografia pela Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, e actualmente integro a 10ª promoção 2014-2017 da École Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette em Charleville-Mézières.
Pelo programa de mobilidade ERASMUS, entre Setembro 2012 e Julho 2013, frequentei a École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs em Paris na área de Cenografia; e em Maio de 2014, em programa intensivo, integrei o projecto Interdisciplinary Involvement and Community Spaces em Izmir, Turquia.
Na área de cenografia estagiei na edição de 2013 do Festival des Arts de la Marionnette de Mirepoix (orientação por Charlotte Humbert), e no Conservatoire National Superieur d’Art Dramatique de Paris entre Novembro de 2012 e Abril de 2013 (orientação por Raymond Sarti), integrando a equipa de cenografia do espectáculo La ballade du coeur brisé d’Orphée (encenação de Caroline Marcadé). Na área das marionetas estagiei na Companhia de Teatro de Marionetas Mandrágora entre Janeiro e Maio de 2011 (orientação por EnVide Nefelibata), participando na concepção e construção das marionetas do espectáculo Mãos de Sal (encenação de Clara Ribeiro). Na área de produção acompanhei entre Agosto e Outubro de 2013 o Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes em Charleville-Mézières (cargo de responsável pelo Off Rue), assim como a edição de 2012 do Festival Internacional de Marionetas do Porto - festival onde em 2013 integrei a equipa coordenadora do workshop FIMPALITOS.
Em 2012 ingressei no Teatro Universitário do Porto com a realização do Curso de Iniciação à Interpretação. Desde então, aí: realizei em colaboração com Joana Mont’Alverne a cenografia para o espectáculo Teatro Universitário no Porto (encenação de Cláudio da Silva) em Junho de 2012; trabalhei como intérprete em 2013/2014 no espectáculo Já Gastámos as Palavras (direcção de Victor Hugo Pontes); e ainda em 2014, realizei em colaboração com Orlando Gilberto-Castro e Tiago Ascensão, a cenografia para o espectáculo O Despertar da Primavera (encenação de Nuno Matos).
Entre Agosto e Setembro de 2011 participei na Residência Artística De Passagem | Pass by the day orientada por Iris Julian, com resultado na performance do mesmo nome integrada na edição de 2011 do Festival Manobras no Porto, e a curta-metragem também do mesmo nome realizada por Nuno Escudeiro.
Desde cedo que procuro reunir formação na área da dança, música e teatro, frequentando em paralelo ao meu percurso académico escolas como o Balleteatro, o Bando dos Gambozinos e a Escola de Música Pedro Freches, assim como uma especialização na área das marionetas, reunindo até à data formação em manipulação e construção com: A Tarumba, Companhia de Teatro de Marionetas Mandrágora, Marcelo Lafontana, Stephen Mottram e Patrick Murys.